Casa Dr. Reginaldo Spenciere

Segunda-feira, 29 Junho, 2009

‹‹NOMEADOS PRÉMIOS CONSTRUIR`08

O atelier AUZprojekt é nomeado para a categoria:

MELHOR PROJECTO PRIVADO com a obra Casa Dr. Reginaldo Spenciere››

Naufrágio

A cozinha e área social foram montadas em cima para usufruir das vistas sobre o mar (e da luz que reflecte); o quarto, do único habitante permanente, é um beliche colocado ao nível do sótão (ainda, mais horizonte); inversão que liberta o nível de entrada para polivalências de fazer arrastar paredes. Pode-se ser quase tudo, no contacto com o terreno, que quis ser duna.

Na praia, somos relaxados e não andamos vestidos, o (traje) tradicional fica descontextualizado. O projecto é essa procura particular que se liberta do pensamento geral, que já não serve (para pensar). Afinal, esta é uma casa para um imigrante, que às vezes pode receber amigos ou familiares.

Alinhamentos, cércea e inclinação são definidos pela construção adjacente, só as varandas prescindem de área, por torção da figura tridimensional fixada na quarta maqueta. A construção (imagem que encontrámos) é um penedo onde vêm ter elementos-materiais soltos trazidos pelas ondas. Na surpreendente lógica dos destroços sobre a areia.


Num quiosque perto de si

Quinta-feira, 29 Janeiro, 2009

8 sensacionais páginas

também para «descarga»

na revista arq./a

adiar

Quinta-feira, 29 Janeiro, 2009

Sempre que se pensa mudar (para o velho site)

abandona-se o presente.

Para o bem e para o mal.

Unindo os pontos

Segunda-feira, 8 Dezembro, 2008

Semana retrospectiva:

«Unindo os pontos de 2008-2003»

Sintoma é qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir em um indício de doença.

Sintomas são frequentemente confundidos com sinais, que são as alterações percebidas ou medidas por outra pessoa. A diferença entre sintoma e sinal é que o sinal é aquilo que pode ser percebido por outra pessoa sem o relato ou comunicação do paciente e o sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber.

A caracterização dos sintomas baseia-se em sete princípios ou componentes, a saber: Cronologia, Localização Corporal, Qualidade, Quantidade, Circunstâncias, Factores Agravantes ou atenuantes e Manifestações Associadas.

aproximação

Domingo, 16 Novembro, 2008

As perguntas que ocultam respostas:

Quando se pergunta se entraremos em recessão, não se lembra, que os últimos dados económicos revelam um milagre:

inacreditável, mesmo para os políticos mais demagógicos,

estamos a aproximar-nos da Europa!

(Viva a crise!)

Se nos mantivermos todos assim, chegaremos lá.

Milagre.

numa publicação

Quinta-feira, 30 Outubro, 2008

ainda longe de si

e que entreteu o Rui durante as férias.

Lindos textos em italiano (e português) aqui.

receber postais

Quarta-feira, 29 Outubro, 2008

as coisas bonitas que se fazem

e que quase se esquecem

é bom ser lembrado

nem que seja por postal

Amar/detestar

Segunda-feira, 27 Outubro, 2008

Dizer:

«Amo os inícios!»

não quererá, também, dizer:

«Detesto os fins!»

em italiano

Sábado, 4 Outubro, 2008

La cucina e l’area sociale sono collocati nel piano superiore per godere della vista sul mare, inversione che permette al livello d’ingresso una versatilità di far trascinare pareti. Dopo tutto, questa è una casa per un immigrato che talvolta riceve amici o parenti. Allineamenti, altezza e inclinazione sono definiti dall’edificio contiguo, solo i balconi prescindono d’area , per torsione della figura tridimensionale fissata nel quarto plastico. La costruzione (immagine trovata) è una roccia dove giungono elementi-materiali sciolti portati dalle onde. Nella sorprendente logica dei relitti sulla sabbia.

na obra à noite

Segunda-feira, 29 Setembro, 2008

geotermia

Terça-feira, 23 Setembro, 2008

a casa como bolbo.

berrei

Quinta-feira, 18 Setembro, 2008

retrato no dia mais quente do verão

Quarta-feira, 17 Setembro, 2008

ainda do redondo

Terça-feira, 16 Setembro, 2008

o alentejo dá boas fotografias a preto e branco (não é preciso puxar contrastes).

Projecto na e-zine publ&MAG

Quarta-feira, 10 Setembro, 2008

publ&MAG

Obras de restauro

Sexta-feira, 29 Agosto, 2008

O sítio é para ficar quase igual, mas é tudo diferente.

Já foi html, flash, plone e agora wordpress.

Ucrânianas

Quinta-feira, 28 Agosto, 2008

De todos os tamanhos.

Maquetar XIZ.

Xiz

Sexta-feira, 1 Agosto, 2008

Móvel.

Esconde tecnologia.

Organiza pirataria (800 CDS/DVS).

Passam cabos, infra-vermelhos e dedos.

Saem luzes e flores.

A coisa montada

Quinta-feira, 24 Julho, 2008

No Centro Histórico Redondo.

Agradecimentos ao Sr. João Mértola e ao Sr. António Parreira.

“Arbeit macht frei”

Segunda-feira, 21 Julho, 2008

O trabalho liberta.

O trabalho FEITO liberta.

Habitar o centro

Segunda-feira, 14 Julho, 2008

Apesar de evitar-mos calcar a «agenda mediática». Não resistimos a relembrar uma velha memória descritiva.

O sacrilégio de, ainda, habitar

no discurso deserto da vontade urbana;

investidos contra o centro da des-territorialização política – na reconquista da possibilidade, de ainda ver, o futuro (não oferecido), mas hipótese não re-qualificada pelo simulacro de “Progresso” ou pelo espelho do “Património”, que ocultam, à luz de protocolos mercantis, a simplicidade dos actos urbanos; uma “maneira” de, ainda, construir.

Sendo, a causa (oculta) da necrose, do centro do corpo em expansão, a própria lógica mercantil da cidade; este núcleo, outra parte do crescimento sem medida, opõe-se, nos conteúdos, à periferia, de tal modo, que é agora necessário: periferizar o centro, tanto quanto se advoga centralizar territórios periféricos, para que a hiper-especialização dos tecidos, pela dissensão, não os separe, criando corpos diferentes.

E, na ausência de estratégias teóricas, a cidade sem rumo resiste nas tácticas duma prática, demasiado simples para se deixar contaminar pelos discursos que enformam a própria visão da cidade.

Então, o projecto explica-se facilmente:

  1. É uma plataforma que cobre parcialmente a rua, protegendo-a das intempéries ou sombreando o sol excessivo.
  2. Essa nova rua sobre-elevada, de construção simples, lança novas hipóteses ao edificado existente criando sinapses para que os pisos superiores semi-abandonados se reconvertam e ganhem novas dinâmicas.
  3. Neste nível sobre-elevado da rua apoiam-se novos espaços habitacionais, que não cabiam na anterior lógica da via urbana.

Resultam das necessidades necessidades/oportunidades vários módulos de habitação:

  1. para os turistas, desejosos de pernoitar no centro da cidade, que querem ver;
  2. para os jovens, que procuram espaços adequados ao seu modo de vida;
  3. para a velhinha, desalojada pela ruína do prédio (agora em construção) que, deste modo, continua a habitar na vizinhança;
  4. para os sem-abrigo, que deambulam pelo centro da cidade;
  5. pequenos espaços complementares à função residencial;

Como acrescento, a proposta parasita o cenário urbano; vive dele. Pelas circulações verticais do velhos prédios irrompem novos inquilinos, para aceder às novas plataformas, ruas que penetram nos vãos, agora abertos. Novos espaços surgem, naqueles quartos que eram arquivos e o pó levanta-se porque a cidade é um “stock” de oportunidades. Os prédios abrem-se às ruas porque estas irrigam substâncias que os salvam do nobre estatuto de ser uma ruína. A coligação dos programas completa a cidade, vivida a toda a hora. Este crescimento, lança novas residências, inventando novos espaços, salvando o património, na medida em que o cuida. Os novos residentes velam por tudo, dando o merecido descanso aos fantasmas.

Porque «é poética a salvaguarda da obra … na medida em que nos livramos do nosso próprio sistema de hábitos e entramos no que é aberto pela obra…».

O Património, sem ser tocado, ganha destaque, sendo vivido numa multiplicação de novas abordagens, novas visões sobre a história construída. E, porque a rua se torna mais rua (território público por excelência) é, cada vez mais, propriedade da cidade, um projecto de libertação dos múltiplos interesses que, tranquilamente cumpre, em si, um programa habitacional.

A habitação continua, deste modo, a ser a forma de construir a cidade, tudo o resto é acrescento, berloque pendurado pelas promessas (quer progressistas, quer reaccionárias) nas mentes desalojadas dum simples direito: habitar. (Não confundir com a obrigação de ficar preso “à casa”.)

É que todos (para além dos discursos políticos mediatizados) pareciam reconhecer ser premente a necessidade de habitar nos centros urbanos. Então, se não for assim, não é a cidade que fica deserta, mas a vontade. Para a «revitalização» do centro basta fazer renascer o desejo de ter cidade.

Afinal … quando tudo é tecnicamente possível só a incapacidade de imaginar (ver) nos pode tirar a realização (, na cidade) (,de “um projecto humano”).

Ficará no ar, explícito, que no vazio da urbe, cada espaço é uma oportunidade perdida…

Porque os olhos se voltam a fixar no “futuro” do cartaz, em que a cidade já, só, se publicita e toma-se nas mãos um panfleto de algum complexo residencial, condomínio fechado à cidade (muito mais “realidade”…).

Lá fora, remexendo no lixo, encontramos de novo o projecto e a vontade; e já vemos que, para além da proposta, (articulada com o espaço público e com as construções envolventes), contextualiza-se, não só, uma ideia de revitalizar o centro abandonado, mas também a evidência de algo distinto (quase antídoto), da forma urbana da periferia. As capacidades ribossomáticas da forma projectada no cenário histórico contrastam com a pobreza vivêncial dos objectos urbanos, consequência de um edificar nas terminações de uma rede de infra-estruturas, demasiado mecânica para conter referências. Encerrando somente a sua exigência técnica, almofadada num conforto condicionado – o edificar, de uma máquina de fluxos descontrolada (panela de pressão, pronta a explodir) transformada num higiénico exercício de camuflagem do desejo.

Os módulos empilham-se, movem-se, retiram-se; forma em mutação.

O projecto é temporário, mas pode ficar para sempre, quem sabe?

Nada se fixa, existe uma hipótese que pode ser montada/desmontada iniciando um processo de reconversão, talvez depois, se mova para outro lugar, ou continue a crescer preenchendo todas as ruas; e dos seus contentores os habitantes da cidade apreciam pelas suas janelas esse inebriante espectáculo das construções a dar lugar às ruínas. Os densos prédios transformam-se em agradáveis jardins de património, parques temáticos em que por entre pedras talhadas desenhamos percursos; passeamos na cidade arqueológica: museu de nós próprios.

Ou talvez, o estaleiro andante passe e cure os prédios existentes…

E talvez, o futuro seja algo diferente do que está programado…

Tudo isto serve para ver (era esse o objectivo) que outra cidade é possível, mas que … como um ribombar de foguetes (–lágrimas) no céu, a cidade estoira em festa, fugindo de si.

«Dificilmente O que habita perto da origem abandona o Lugar.»

Montagem

Sexta-feira, 11 Julho, 2008

No Redondo (30 de Junho de 2008)

Mais Zizek

Quarta-feira, 2 Julho, 2008

Sexta, 4 de Julho às 17:45 no Braço da Prata.

escrita na paisagem

Terça-feira, 1 Julho, 2008

Do Redondo

http://www.escritanapaisagem.net/2008/esp_redondo.asp

Descumificador

Segunda-feira, 23 Junho, 2008

para secar

num instante

Garantizo

Quarta-feira, 18 Junho, 2008

vulgo: «garantido»

Ex. «Eu lhe garantizo que não entra água.»

Ex. «Isto está garantizado.»

Preencher

Quarta-feira, 18 Junho, 2008

com madeira

Vitral

Terça-feira, 17 Junho, 2008

vulgo: «vitral»

Camadinha

Terça-feira, 17 Junho, 2008

de zinco

vulgo: «camarinha de zinco».

Esta savana

Segunda-feira, 16 Junho, 2008

não tem

«Esta savana não tem chita»

Homenagem

Sexta-feira, 6 Junho, 2008

Torre de

No Redondo.

Produção caseira

Quinta-feira, 5 Junho, 2008

regulável e em evolução

Às vezes as coisas são fáceis.

O oco (ou o vazio) dão luz.

Porque preenchem a massa.

Como os planetas ou as estrelas são ocos no vazio do universo.

Redondo

Terça-feira, 3 Junho, 2008

Maqueta da Maqueta

Da Familiar Inversão

Seremos capazes de amar

Terça-feira, 3 Junho, 2008

Um corpo violado?

Datcha

in

«Arquitectura em Lugares Comuns»

Dafne Editora

Há sequóias

Segunda-feira, 2 Junho, 2008

PAISAGENS!

lá em baixo.

A paisagem invertida

Segunda-feira, 2 Junho, 2008

Visões familiares.

A paisagem invertida não nos abraça

Penetra-nos; com a nossa cooperação.

Reduz o cérebro, a um raio visual.

Faz-nos entrar no jogo do feio,

Do (isso) não se faz.

É a paisagem construída

pelas relações, forças de tensão,

de um composição moral.

O inverso da paisagem sem sentido.

Zé Zog

Segunda-feira, 26 Maio, 2008

Do retorno das viagens

Já se pode comprar

Segunda-feira, 26 Maio, 2008

Libro de obra

(Da Porto Editora)

Com erros no verso da contra-capa.

Definições dos tipos de obras desactualizados.

O futuro errado!

Livro de Obra?

Quinta-feira, 8 Maio, 2008

Será possível construir?

Ninguém se lembrou que era necessário fazer livros de obra de acordo com a Lei nº60/2007. Em vez do aligeiramento dos processos o requerente vê-se obrigado a entregar simultaneamente com o pedido de comunicação prévia (arquitectura + 10 especialidades + documentos construtor + termo de responsabilidade do director de fiscalização (de que não existe minuta, nem definição) + termo de director técnico da obra (segundo Portaria 216-E)) mais um requerimento a dispensar a entrega (imediata) do livro de obra em virtude de o mesmo não estar disponível no mercado.

O que não há no «mercado» não existe!

Será que qualquer obra cujo procedimento de licenciamento / comunicação prévia que se iniciou após 3 de Março pode realizar-se?

Se não responderam, deviam ter respondido?

Se respondem como dar resposta?

Será legal construir?

O futuro não existe!

Radiante

Segunda-feira, 28 Abril, 2008

o sol e o piso.

Garrafas de cerveja

Quarta-feira, 16 Abril, 2008

das razões da sua existência nas obras.

Todos conhecem a famosa «meia-cana» (que é só um quarto de cana) moldada pelo arrastar do lateral das garrafas de cerveja na camada de enchimento, para assentamento de telas de impermeabilização.

Nós, já tínhamos visto as «caricas» das cervejas (vulgo: «cápsulas»; no Porto, «sameiras»; no Rio de Janeiro, «chapinhas») substituírem as «buchas de expansão com prego de polipropileno para fixação de poliestireno extrudido».

Agora descobrimos, que para além da tampa e da superfície de revolução o volume destas garrafas não serve só para entulho (atiram-se muitas para junto dos drenos, no perímetro das caves) de facto, a sua medida (33 cl) é usada para outro fim (bastante tecnológico). Na argamassa posta sobre os sistemas de pavimento radiante, o aditivo para melhor condução térmica, deve ser na proporção de 0,3 litros por cada saco de cimento (50kg).

Um maravilhoso objecto de design, verdadeiro canivete suiço (ou melhor, português), verdadeira ferramenta de trabalho.

Frissura

Quinta-feira, 10 Abril, 2008

vulgo: «fissura»

Ex. «Abriu ali uma frissura.»

(Talvez da hibridação de friso com fissura.)

Não é defeito, fica feitio.

Vamos escrever na paisagem

Quarta-feira, 9 Abril, 2008

(sobre a sua inversão)

Focamos a paisagem longínqua e aceitamo-la, sem reservas:

o monte que recorta desigualmente o céu e a terra;

as árvores mais densas à esquerda;

as diferenças bruscas nas cores.

Tudo num aleatório natural,

divinalmente dado.

a composição não é posta em causa.

(porque, aqui também, não há causas?)

Vidros

Sábado, 5 Abril, 2008

caixilhos e paisagem.

Elemento em viagem

Quarta-feira, 26 Março, 2008

direcção: leste (sem destino)

acompanhável em:

http://urbancamouflagefeedback.blogspot.com/

Em busca do basalto

Quarta-feira, 19 Março, 2008

perdido.

Após 2 semanas de intensa procura de calceteiros capazes de colocar 120 metros quadrados de basalto (dos açores) restos do Porto 2001 encontramos a obra ainda sem vidros. Talvez seja a última visita sem eles, sem que o espaço se plastifique de reflexos (e pó colado). A menina encontra-se, agora, ao estilo cretense e os caixilhos  abandonados a um sem sentido  escultural.  O bordo da quase piscina (no seu quase azul) marca a cota de referência do terreno e já deixa a casa pousar.

Isto está quase poético, mas…

Afinal isto não é um site de bebidas alcoólicas.

É mesmo basalto.

São mesmo homens.

Nada é estranho

à beira mar.

(As pessoas até andam sem roupa!)

Também disponível

Domingo, 9 Março, 2008

no bar:

Em Ponte da Barca.

(A D.Rosa vende para lá.)

«Aguardente da D.Rosa para gente famosa.»

«charmosa, garganta cheirosa, etc.»

Problemas com o «ç»

Domingo, 9 Março, 2008

de Março

Logo agora que tinhamos tanto para postar.

Mas fica tudo em arquivo e mesmo desactualizados os posts serão colocados.

É boa

Segunda-feira, 3 Março, 2008

Muito boa a aguardente da D. Rosa. Aprovada por unanimidade.

Aguardente

Sexta-feira, 29 Fevereiro, 2008

5 litros de novas esperanças.

Esta semana,

(em que fomos quase «boxeurs»

e descrentes no estado da coisa)

mesmo assim, ofereceu-nos qualquer coisa:

- 5 litros de aguardente caseira da D. Rosa;

de Ponte da Barca trouxemos, ainda muitas

-paisagens

das que não cabem nos bolsos

-o azul de uma quase-piscina

entre o betão ferido,

o escuro (demais)

da lacagem do alumínio,

o empeno das serralharias

a pedir um vidro torcido,

o não encontrar

um fornecedor de basalto…

No fundo os mais desamores

da obra que se faz

remendam-se com a

esperança da

obra que ainda não é

sequer projecto.

Quando as obras são murros nos olhos

Segunda-feira, 25 Fevereiro, 2008

Na iminência da mudança; a caminho da intolerância.

Era uma vez…

-(1)uma época em que se faziam campanhas de alfabetização.

(A generalidade dos arquitectos ainda tem uma postura de promoção da disciplina tentando mostrar os benefícios que podem resultar dum processo de procura de uma solução concertada entre os interesses do dono-de-obra, local, programa, diversas ópticas das especialidades…etc.)

-(2)um estado de pensamento que nos mergulha numa lei de mercado.

(O arquitecto oferecendo um produto (de trabalho) nota que o esforço na elaboração de um dito projecto é assaltado pela obrigação da sua comunicação a forças adversas, não à sua implantação no terreno, mas à aceitação de que se entrou no processo dinâmico em que à partida tudo é possível. Não se alfabetiza a cultura, a maneira de ver, de pensar de aceitar. Entra-se na loja e compra-se! Os especialista é que sabe! O homem que já trabalha nisto à vinte anos (e esteve «nafrança») é quase sempre melhor opnion-maker!) A menor percentagem de arquitectos que vive apenas do exercício da actividade projectual, vai aguentando educadamente, não gritar, prevendo os boicotes, sabotagens, escolhas transversas, aceitando algumas imposições do cliente, mesmo que por materiais mais caros..

-(3)o futuro para que nos vemos obrigados a intuir:

Um momento da intolerância.

(Lembro-me do João César Monteiro, na estreia da Branca-de-Neve, para a jornalista: «O que a senhora faz é que é bonito?».

É que a obra alfabetiza só na medida em que é um murro nos olhos.

Quando a visitamos e percebemos a diferença entre:

o que é arquitectura

e o que não tentou (fugir da merda).

(E muitas vezes, como em Heidegger, a arquitectura é enterrada, aprofundando-se.)

Não queremos estaladas, é mesmo de murros que precisamos.

Outras luzes

Terça-feira, 5 Fevereiro, 2008

(portáteis)

Luzes 4

Domingo, 3 Fevereiro, 2008

bolas!

Luzes 3

Domingo, 3 Fevereiro, 2008

mais maneiras de não ter focos.

era uma parede…

Quarta-feira, 30 Janeiro, 2008

muito engraçada.

só tinha xisto

não tinha mais nada…

Amolgado

Quarta-feira, 30 Janeiro, 2008

vulgo : homologado

ex: «Não existe nenhum equipamento amolgado, um gajo não sabe o tem de instalar.»

+ Luzes

Terça-feira, 29 Janeiro, 2008

que não clarabóias.

Portas/Luzes

Segunda-feira, 28 Janeiro, 2008

Espelho que se abre…

Portas 5

Quarta-feira, 23 Janeiro, 2008

Para trasformar ou esconder os espaços.

Portas 4

Segunda-feira, 21 Janeiro, 2008

Para dividir/unir o quê?

Portas 3

Segunda-feira, 21 Janeiro, 2008

de correr sem calha à vista.

Portas 2

Quinta-feira, 17 Janeiro, 2008

de correr sem calha à vista.

Portas

Quinta-feira, 17 Janeiro, 2008

de correr sem calha à vista.

Contra as mentes profissionais

Segunda-feira, 7 Janeiro, 2008

a favor das (apenas) amantes.

Alguém entra

Domingo, 6 Janeiro, 2008

e diz:

-Não sei como vocês se conseguem organizar com uma mesa assim?

(Se as estrelas estivessem todas organizadas no céu (tipo GRID) os marinheiros não podiam ter-se orientado.)

(Nem havia astrólogos).

Agora

Sexta-feira, 4 Janeiro, 2008

Nem revoluções

nem devoluções.

Postal

Segunda-feira, 24 Dezembro, 2007

de Natal.

E hoje?

Segunda-feira, 10 Dezembro, 2007

Brincamos a quê?

Estranhar o óbvio

Quarta-feira, 5 Dezembro, 2007

cozinhar em obra

e desenformar o bolo

(o buraco do bolo)

As coisas más

Segunda-feira, 3 Dezembro, 2007

também se avariam

Cagamos em rede

Sábado, 1 Dezembro, 2007

descoberta feita numa sanita

Impressionante.

fox

Quarta-feira, 28 Novembro, 2007

vulgo: foco

ex. «Põe-se foxes em todo o lado?»; «Dá espaço para o fox?».

mórsega

Quarta-feira, 28 Novembro, 2007

vulgo: «mossa» ó pra fora

ex: «Nota-se aqui uma mórsega»

O mundo não é pequeno

Segunda-feira, 26 Novembro, 2007


nós é que somos grandes

e deixamos um rasto de gosma

(chamado amizade).

Imagem de viagem a Itália (Follonica).

Novas máximas do ano:

«É sempre Verão!»

«É melhor viajar que fazer concursos!»

Também nós:

Segunda-feira, 19 Novembro, 2007

“Fugimos da merda”

Ter tudo para o caminho

Sexta-feira, 16 Novembro, 2007

José Miguel Gervásio

Abre dia 17 de Novembro, 16h00

até 15 de Dezembro.

Galeria PLUMBA
Rua Adolfo Casais Monteiro, 16

4050-013 Porto, Portugal

www.plumba.info

Pois é:

Quarta-feira, 14 Novembro, 2007

também nós

«Regurgitamos;

o Nada»

contrariado

Sexta-feira, 2 Novembro, 2007

vulgo “contra-fiado”

ex. ” Esta parede é para ser contrariada, não é?”

Quando o genius loci encarna

Segunda-feira, 29 Outubro, 2007

sabemos que só podemos estragar.

Mas presa à sua beleza

deve a rapariga morrer virgem?

Vem cá minha “sobrinha”

que “o tiozinho te ensina”!

bombar (e dormir) fora

Sexta-feira, 19 Outubro, 2007

ou em scanning.

As viagens são em trabalho.

São como uma ida ao hiper-mercado para encher a despensa.

Para deixar lá as certezas e aprender que as casas e as cidades não são “o programa”, nem “a ideia”, nem “o conceito”.

Dos Lugares ficam impressões que nos ajudam a apanhar-los:

Aqui o branco é inexistente

e a massa de terra-lixo

molda um território sempre encoberto

e peso do ar faz-nos dormir.

Os sonhos demoram

talvez presos no trânsito.

Quando os tijolos aparecem na obra

Segunda-feira, 1 Outubro, 2007

aproxima-se a prenhez da estrutura.

Ficam aqui lembranças; do corpo da rapariga, antes da deformação.

(Ainda com algum acne.)

A menina escultura vai ser uma mulher!

(Que ninguém vos engane: “Uma casa nunca é virgem.”)

Quase

Quarta-feira, 26 Setembro, 2007

só betão.

E a envolvente.

fluviais

Terça-feira, 25 Setembro, 2007

vulgo: pluviais.

ex: Este tubo é de águas fluviais.

O espaço…

Segunda-feira, 24 Setembro, 2007

conquista-se.

De escoras em punho.

O fim da estrutura

Quarta-feira, 19 Setembro, 2007

e o tradicional pinheiro.

Uma senhora entrou na obra e perguntou: Qual o significado do pinheiro?

É que acabada a estrutura já só falta enfeitar.

Em alemão

Domingo, 16 Setembro, 2007

acerca dos III

Escrito algures:

“Doch es geht noch revolutionärer. Das Architekturbüro AUZprojekt ruft die Lissaboner sogar zu den Waffen. Jeder solle sich eine der 39.873 leerstehenden Flächen erobern, ruft AUZprojekt uns zu. Als Waffe sei jedoch nur der Bleistift erlaubt, mit dem jeder Mensch seine Ideen und Visionen entwickeln könnte. Ein paar Inspirationen haben die 14 anderen Gewinner des Wettbewerbs ja schon geliefert, aus Leerflächen “Orte des Möglichen” zu machen.”

(O tradutor automático não me ilucidou plenamente.)

A contaminação

Sábado, 15 Setembro, 2007

dos Não-Lugares.

Gozava eu, no anonimato de um alfa-pendular, da leitura de um livro que adquirira previamente para o efeito…

(Ciente da inequação da soma do seu valor com o bilhete versus as despesas de uma viagem de carro. E pensando: Que outro lugar poderá permitir um mergulho tão profundo nestas páginas? – Numa casa de férias; por certo o barulho das aves ou das árvores distrair-me-iam, ou então, o peso próprio do silêncio, ou a gula e a proximidade da cozinha.)

quando… a serenidade, que já durava hora e meia, foi interrompida, pela escuta da conversa duma senhora, que na janela do lado oposto da fila da frente, obrigava a outra a ler as notícias do seu jornal. (Ai, o meu horror às agendas mediáticas!) Assim, após comentar um estranho funeral, lá veio a notícia de abertura e o seu julgamento moral, não se inibiu de dizer, bem alto: “Era a morte!” e logo: “Andou a gozar connosco!” “Até foi para Fátima, fazer sei lá o quê?” (Será de fazer ressaltar o pormenor da senhora que se via mais directamente interpelada ter sobre as coxas uns apontamentos do Ministério da Justiça, provavelmente dirigidos a Oficiais de Justiça.) Obviamente, ninguém se opôs às suas razões, ou tentou mostrar outras visões, e havia mais passageiros visivelmente incomodados. Nem a senhora do Ministério da Justiça.

Como nos últimos tempos aprendi a não ter vergonha pelos outros, pois isso é puro preconceito, e cada um tem direito à sua opnião, em público, ou na televisão, pensei… em como poderia salvar meia carruagem deste espectáculo? Engendrei levantar-me e dizer-lhe: “Ela devia era ter matado os três filhos, para a estória ficar ainda melhor e a senhora mais revoltada!.” Só a ira se sobrepõe à ira. Não fiz nada. Cheguei e meti-me numa anónima viagem de metro. (Mesmo assim tive de fazer batota, porque reconheci uma cara, que não cumprimentei.)

Embriagada

Sábado, 15 Setembro, 2007

vulgo, embargada.

ex.”Queria-me embriagar a obra!”

Um cínico regresso

Quarta-feira, 12 Setembro, 2007

de boas férias

Visto as informações do nosso período de relaxe anual não se encontrarem ainda processadas, indicamos  aqui,  o caminho para o quimo, da nossa apresentação no Passos Manuel… roadtowonderland.

Outdoor

Domingo, 12 Agosto, 2007

Ou porta-fora?

Aditamento à memória descritiva.

Dada a dificuldade de explicar este projecto, demos connosco a reflectir nos objectivos essenciais da proposta:

  1. Fazer lembrar que o enunciado do concurso poderia levar as propostas a caírem na tentação de participarem no apagar da leitura geral da cidade. Serem uma espécie de arquitectura – distracção. «Olha para aqui, e não para ali.».
  2. Denunciar o perigo dessa táctica política, dentro das técnicas urbanísticas correntes.
  3. Ainda mais virtual (e perigoso) de que o projecto como espectáculo serão os concursos como espectáculo!

Portas-fora nada!

Soalho

Sexta-feira, 10 Agosto, 2007

Ou só azeite?

Às vezes os desejos misturam-se em combinações inesperadas.

Quando não há alinhamento, mostra-se orgulhosamente o (nosso) desalinhamento.

A fronteira é essa espécie de linha fractal que se aceita pela sua natural anormalidade.

vestoria

Sábado, 4 Agosto, 2007

vulgo vistoria

(às casas e aos carros).

muciço

Sábado, 4 Agosto, 2007

vulgo maciço

ex: «betón muciço».

O vizinho e o muro

Sexta-feira, 3 Agosto, 2007

O sr. Evaristo está contente.

E nós também.

tipógrafo

Quinta-feira, 26 Julho, 2007

vulgo topógrafo

enganam-se sempre

20 minutos

Segunda-feira, 23 Julho, 2007

AUZ no Passos Manuel.

É já amanhã.

óleo

Sábado, 21 Julho, 2007

de entrada

vulgo hall, ou vestíbulo.

O rigor dos toscos

Quarta-feira, 18 Julho, 2007

Devemos ser os únicos a ainda estar nas mãos dos operários.

Apresentamos aqui o que não conseguimos fazer em maqueta.

Da madeira nasce o betão

Quarta-feira, 18 Julho, 2007

até parece “escolinha”

Cofragem do muro sul. (Há uma dentada que não se vê e que faz toda a diferença.)

Revival

Sexta-feira, 13 Julho, 2007

A pedido de vários revivalistas …

criámos um atalho para o velho sítio.

Pode-se aceder directamente em oldsite.auzprojekt.com

Vamos ao Caminho do País das Maravilhas

Terça-feira, 10 Julho, 2007

Dia 24 de Julho às 21h30m no Passos Manuel.

Road to Wonderland

Do que não havia

Quinta-feira, 5 Julho, 2007

e agora há

(Da Selva Azul) de Monory.

Cultura Contemporânea

Quinta-feira, 5 Julho, 2007

à moda do Porto

A prática da arte de bem fazer a cultura, dos nossos dias, nos nossos dias.

Viver a perenidade da Cidade no calor do sabor interior de um fogo (picante).

ccB

Quinta-feira, 5 Julho, 2007

Coisas boas:

Agora pode-se ver muito mais interior da obra do Gregotti.

Nos próximos dez anos, pelo menos, teremos uma exposição com pé-direito triplo.

Deu até para reparar na madeira e granito do chão.

Abrem-se perspectivas para a dinamização de outros edifícios: Pavilhão de Portugal, Miradouro de Santa Catarina …

A colecção é uma verdadeira caderneta, muito ecléctica, e instrutivamente panorâmica. Fazem falta obras que estão na Assembleia.

Cortaram a saída pela Livraria. Porquê?

A factura a pagar é também para entregar na tumba do Maior Português.

É muito melhor que (quase) nada.

Parece mesmo

Segunda-feira, 2 Julho, 2007

O vizinho perguntou: «Isto vai ficar bem?»

(Sinceramente?)…

Não sabemos….

Tchiu!

Cala-te!

(Que dirá ele quando o voltarmos a ver?)

Traduções

Segunda-feira, 2 Julho, 2007

Há uma onda de traduções (para português) de obras «obrigatórias».

Quando se compra um livro que já se leu (mesmo que seja por estar traduzido para outra lingua), fica-se com a impressão de que se está adquirir só meio livro. Como se, já tendo as ideias, comprássemos novas ilustrações das mesmas.

A Antígona tem muitos novos meios livros. (Comprei a «História das Utopias» do Mumford.)

Outro grande filão de meios livros, (para muitos de será um filão de livros inteiros) é a publicação pela Relógio de Água das obras do Slavoj Zizek. (Não consigo por chapéus nos Zs).

Mas antes, e inteiramente grátis, pode-se assistir a palestras do esloveno no Youtube. Qual delas a melhor?

É muito bonito, (por ser mais ou menos impensado) que a mais apelativa das filosofias esteja pronta a ser consultada, como qualquer video estúpido. A rede com ágora.

Ainda sobre as funcionalidades (,os martelos e a razão)

Sábado, 30 Junho, 2007

Butler, Samuel; EREWHON, 1872

«…
A vida, afirmam eles, seria intolerável, se os homens se guiassem pela razão em tudo quanto fizessem. A razão leva os homens a traçar linhas claras e firmes e a tudo definir por intermédio da linguagem, da linguagem que é como o sol, que primeiro faz bolhas, e depois faz cair a pele. Só os extremos resultam lógicos, mas sempre absurdos: o centro é ilógico, mas um certo ilógico é melhor que o absurdo ponteagudo das extremidades. Não existem loucuras e irracionalidades tão grandes como as que aparentemente são susceptíveis de incontestável defesa pela própria razão, nem existem erros a que as pessoas não possam ser facilmente introduzidas, se basearem a sua conduta na razão e apenas na razão. … não é necessário estimular a razão; mas com a sem-razão o caso é diferente. Ela é o complemento natural da razão, aquela que, se não existisse, tornaria a razão inexistente. Não é certo que se a razão não existisse também não existiria uma sem-razão? Portanto, poderemos dizer com inteira certeza que, quanto mais sem-razão exista, mais razão terá também de existir. Daqui vem a necessidade de desenvolver a sem-razão, nem que seja pelo interesse da própria razão. … A sem-razão é uma parte da razão; consequentemente deve-se outorgar-lhe a plena participação na consideração dos problemas.»

No capítulo XXI «Os Colégios da Sem-Razão».

Mau tempo

Sexta-feira, 29 Junho, 2007

Foram as festas e o concurso. Mau tempo para o sítio.

Fica aqui uma amostra do S.João (no Porto)

na esplanada do Guindalense Futebol Clube.

Isto é que é um lugar!

(O Adamastor do Porto.)

É que a Ribeira só tinha estrangeiros (sempre a martelar).

Para eles isto é uma festa em que se anda de martelo.

Noutras atiram tomates. Não se pode compreender o S. João, pela simples equação das funcionalidades.

Porque anda na rua tanta gente, se nos outros dias elas estão desertas?

As Fontainhas estavam a abarrotar, as pessoas de um lado para o outro para ver o fogo. Não se podia parar.

A festa em Miragaia não terminava com CDS sempre a rodar. O Metro, também.

Depois, concurso. (Não se pode falar). Mais três kilos de papel.

O S. Pedro foi mais light

não andei tanto na nite

acordei, bem mais cedinho

e pus algo novo no site.

Pagar Promessas

Sexta-feira, 22 Junho, 2007

O prometido é devido.

O muro ficou bem.

Hoje temos de levar uma Super grade.

Para segurança

do próximo muro.

1º Post

Sexta-feira, 22 Junho, 2007

Este é o primeiro post.

Não é uma boa hora para começar um sítio. (5:51)