668 – Casa para Todos

668 é uma casa. Este objecto foi desenhado tendo presentes as dificuldades especificas (dos jovens) no acesso a habitação.

A sua concepção visa suprir com elevada rapidez e eficiência as exigências de um habitat adaptado à vida contemporânea. Com cerca de 200 m2 668 apresenta-se pronto a satisfazer necessidades de alteração programática, permitindo o crescimento da família e a inserção de áreas de trabalho.

A criteriosa escolha dos seus processos construtivos fazem com que:

  • a sua efectiva implantação no terreno não leve mais do que três dias;
  • o tempo de produção em fabrica seja inferior a dois meses;
  • as suas dimensões em planta sejam variáveis;
  • o seu transporte se faça sem recurso a transportes especiais;
  • o seu PVP seja exageradamente competitivo.

Contra a especulação imobiliária, mobiliário especulativo!

Com cerca de 200 m2 a célula habitacional solicita a apropriação do usufruidor, visando adaptar-se às suas exigências. Assim, na sua concepção garantiu-se apenas a satisfação das necessidades essenciais, concentrando-se as casas de banho, lavandaria e cozinha num dos lados da habitação, de modo a libertar o máximo de espaço para a apropriação.

O modelo 668 pela variação dimensional garantida na área central permite uma eficaz adaptação as pré-existências, possibilita a colmatação de cenários urbanos.

O objecto (ao concentrar os seus vãos em duas faces opostas) permite elevada liberdade na implantação, podendo as associações entre os fogos serem isoladas, geminada, em banda ou em altura. Cada uma destas opções gera formas de inserção/contextualização, definindo diferentes estratégias de relação do objecto com outras escalas na paisagem (do campo a cidade).